terça-feira, 3 de novembro de 2015

Falando de Marketing...

Evidentemente que, as notícias estão permeadas de intenções mercadológicas, e cada vez mais as estratégias de Marketing têm sido utilizadas nos meios de comunicação em massa. A intenção do Jornalista é informar, enquanto o Marketing tem por objetivo comercializar ideias, convencer que é preciso comprar um determinado produto ou serviço, o que acaba confundindo e transformando o desejo de compra em uma necessidade permanente e insaciável no consumidor.

Pesquisas a respeito do marketing desde as décadas de 60 vem mostrando a necessidade que envolve o meio principal a qual o jornalista atua (jornais/revistas/tv/rádio e internet), com a informação criamos formadores de opinião na atual Midia Mass, o marketing por sua vez, interfere não somente no modo como essa informação é passada, mas também para quem será passada (público alvo), por onde será passada (PDV) e nas necessidades que se dão como necessárias para um determinado grupo. Vale citar aqui, o grande destaque que se deu ao estudo de Abraham Maslow, onde segundo ele, as necessidades se manisfestam em graus de importância para cada indivíduo, começando pelas necessidades fisiológicas, que se encontram como base e que são necessárias para se subir a pirâmide. O marketing por sua vez, tenta explorar por meio da informação, seja através de produtos, imagens ou textos. Citamos um exemplo na área do Jornalismo Político, suponhamos que seja preciso promover determinada pessoa ou partido para uma campanha política, o próprio jornalista pode ter uma opinião oposta a sua publicada, porém se faz necessário - dependendo do meio a qual ele está inserido - tomar uma posição tendenciosa a favor da mídia, promovendo assim uma realidade indiscutível (se contarmos é claro o papel que essa mídia exerce sobre a massa), e retirando qualquer subjetividade de pensamento individual.

Tão importante quanto entender essa lógica, é tentar compreender o comportamento humano, que é influenciável e busca constantemente satisfazer suas necessidades e desejos. O jornalista através desse meio promove não somente a notícia, mas também a si mesmo, nunca se esquecendo da "essência" jornalistica que é a autenticidade dos fatos.


Priscila Nastroyanne - Estudante de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário